EQUIPE
Theresa Williamson
Fundadora e Diretora Executiva da ComCat e Supervisora do Projeto Termo Territorial Coletivo
Theresa é doutora em planejamento urbano pela Universidade da Pensilvânia, fundadora e diretora executiva da Comunidades Catalisadoras (ComCat). Como parte de seu trabalho Theresa é editora-chefe do RioOnWatch, coordena a Rede Favela Sustentável, supervisiona o Projeto do Termo Territorial Coletivo, e faz a gestão do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas. [BIO]
Rebeca Landeiro
Urbanista Popular do Projeto Termo Territorial Coletivo
Rebeca é baiana, morou quase dez anos em Minas e agora está em solo carioca. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF e é mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Por todo seu percurso de atuação se envolveu com os temas de direito à cidade, planejamento urbano e habitação de interesse social.
Alice Nohl
Assistente à Coordenação do Projeto Termo Territorial Coletivo
Alice é natural do Rio de Janeiro, formada em Direito, mestre em Direito da Cidade pela UERJ, especialista em Direito Urbanístico pela PUC-Minas, pós-graduada em Gestão de Cidades pela Uninove-SP. Durante sua trajetória profissional atuou em Programas de regularização fundiária urbana de interesse social e urbanização de favelas, desenvolvendo trabalhos e pesquisas na área de habitação e desenvolvimento urbano
Tarcyla Fidalgo
Coordenadora do Projeto Termo Territorial Coletivo
Tarcyla é carioca, doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Também é mestra em Direito da Cidade pela UERJ, além de pós-graduada em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ e em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da sua trajetória, sempre se interessou pelos temas da regularização fundiária e do direito à moradia adequada, tendo acumulado experiência acadêmica e prática nesta área.
Monica Nunes
Assistente do Projeto Termo Territorial Coletivo
Monica é arquiteta e urbanista que ainda durante sua graduação se envolveu no voluntariado em habitação social e se apaixonou por arquitetura social. Desde então, acumulou uma vasta experiência de conhecimento em território como voluntária da TETO desde 2018 e atualmente integra o projeto do Termo Territorial Coletivo como assistente de projeto.
Felipe Litsek
Subcoordenador do Projeto Termo Territorial Coletivo
Felipe é nascido no Rio de Janeiro e tem formação em direito pela PUC-Rio. Desde cedo se interessou pelo tema do direito à terra, se envolvendo com projetos de assessoria jurídica popular para comunidades inseridas em conflitos fundiários, tanto no contexto urbano quanto rural. Hoje, além de integrar a equipe do Projeto TTC, é também mestrando em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ.
Maria Isabel Santana
Aprendiz do Projeto Termo Territorial Coletivo
Maria, nascida e criada em várias comunidades do Rio, é uma jovem ainda em processo de aprendizagem. Começou trabalhar muito nova e desde 20 anos procura se voluntariar em ações sócias em prol da comunidade negra e indígena. No futuro, pretende cursar administração.
A ComCat apoia o desenvolvimento de base comunitária, oferecendo treinamentos e comunicação estratégica, operando como fonte de notícias e cooperativa de pesquisa, e conectando a sociedade civil da favela (como comunicadores e mobilizadores comunitários, coletivos, e associações), com a sociedade civil e mídia global e acadêmicos e pesquisadores. A ComCat utiliza ferramentas e recursos de sua rede colaborativa e adaptativa para abordar as grandes questões enfrentadas pelas favelas do Rio, construindo conhecimento e conscientização em todas as esferas locais e internacionais, resultando em recomendações de políticas públicas e transformações da opinião pública.
Utilizamos uma abordagem baseada em ativos, focada nas qualidades das favelas, e trabalhamos para incubar um modelo justo e participativo de integração de favelas, que possa também servir como um modelo para solucionar os desafios impostos pela moradia informal em todo o mundo. Incubamos programas de apoio ás favelas do Rio de Janeiro, de forma consciente, sabendo que assentamentos informais constituirão quase um terço da população mundial até 2050 (3 de 9,7 bilhões), e documentamos o que fazemos para servir de exemplo para outras cidades em todo o mundo. Saiba mais sobre a nossa metodologia
PARCEIROS
O projeto TTC é fruto de uma parceria constante entre a ComCat e as instituições parceiras, que cumprem um papel determinante na implementação do modelo no Brasil. Não podemos deixar de agradecer pela parceria das instituições representadas abaixo e todas as outras que atuam para a efetivação do TTC no país.
DEMAIS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Ação Pela Paz
Apoio da Cooperativa Esperança
Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais (A.M.I.G.A.S.)
Associação de Moradores da Fazendinha
Associação de Moradores do Horto - Amahor
Associação de Moradores Indiana Tijuca
ColetivAção - Vidigal
CECFA-Cidade de Deus
Coletivo Casa Comum
Coletivo Mulheres de Frente São João de Meriti
Coletivo Mulheres Negras e Raça Brasil
Comissão do Comércio da Indiana Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca
Comitê da Baía de Guanabara
Conselho do PNT
Conselho Popular
Coopera
Coordenação do Conjunto Esperança
Database - Rio
Educação Ambiental Salgueiro
Engenheiros Sem Fronteiras
Escritório Aberto de Arquitetura
Fala Comunidade FAU/UFRJ
Fórum de Luta por Moradia
Fundação CDDH
IAB RJ
IPPUR/UFRJ
Lincoln Institute of Land Policy
Maré 0800
Memória Social/UNIRIO
MLB-MG
Museu de Favela - MuF
Museu do Horto
Museu Nacional/UFRJ
NAJUP Luiza Mahin
NAPP
NATEP - PUC
NEPHU/UFF
NIDES/UFRJ
NIDH/UFRJ
Oxford-Brookes University
Parque Nacional da Tijuca
Pastoral de Rua
PPGS/UFF
Projeto Manivela
Projeto Social Educacional Para Jovens e Adultos na Favela Nova Divinéia
PUC
Quilombo Sacopã
Rádio Sonda
ReciclAção
Redes de Desenvolvimento da Maré
Rocinha Sem Fronteiras
Ser Alzira de Alleluia - Vidigal
SESC
TETO
UERJ
UFRJ/Psicologia
UFRRJ
UFSC
UNB
University of Hawaii at Manoi
U. Veiga de Almeida - Direito